quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Manipulação de Maitland

O que é Manipulação e Mobilização?

A manipulação pode ser qualquer tipo de movimento passivo, usado em exame ou tratamento, como também pode ser um movimento rápido de pequena amplitude, onde o paciente nao pode impedir o movimento.
Já a mobilização é outro movimento passivo, mas o seu ritmo e grau é tal que o paciente pode imperdir o movimento. Ou seja a Manipulação de Maitland é um movimento passivo onde o paciente não poderá impedir esse movimento.

O método maitland é um método de mobilização e manipulação articular, que é usado para alongar ou liberar com segurança determinadas estruturas a fim de restaurar os movimentos e o arco de movimento normal.

É indicado para como analgésico em estruturas rígidas encurtadas hipo ou hipermobilidade, disfunção osteomioarticular , aderência, arco incompleto de movimento e reposicionamento articular. Onde a técnica deverá ser vagorosa e suave, somente no arco de movimento não doloroso, e o movimento somente com um pequeno desconforto e não de dor.

Na manipulação de Maitland, existe alguns graus de movimento no qual o fisioterapeuta poderá utilizar, são eles:

Grau I - Analgesia, em pequeno arco de movimento;

Grau II - Analgesia em um grau de movimento maior que o anterior;

Grau III - Ganho de na amplitude do arco do movimento articular;

Grau IV - Ganho de arco de movimento no final deste arco;

Grau V - Trust, este tem que saber muito bem a ténica para não provocar danos neste manipulação, visto que esta é no final do arco de movimento da articulação, com velocidade e precisão, neste grau o paciente não consegue impedir o
movimento.

Contra Indicações:
Gravidez;
Doença da
Medula espinhal ou cauda equina (filamento final da nossa medula espinhal);
Doenças
Vertebrais;
Espondilolistese;
Osteoporose;
Espondilite anquilosante;

O fisioterapeuta tem que ter boa comunicação com seu médico para juntos traçarem um melhor objetivo, para um melhor prognótico do seu tratamento.