segunda-feira, 10 de março de 2008

Sobre fisioterapia

A fisioterapia é o ramo da saúde que estuda, avalia, previne e trata os distúrbios
da cinesia humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Capacitada a emitir ou prescrever, diagnóstico e prognóstico dentro do limite de
sua área de atuação.

É administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados.

Esta tipicidade assistencial atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objetivo de tratar, minimizar e prevenir as mais variadas disfunções.

Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano através da fisiologia, anatomia, propedêutica e semiologia funcional do corpo humano, baseado na Biofísica, Bioquímica, Cinesiologia, Biomecânica e outras ciências básicas; e na cidadania, antropologia, ética e outras ciências humanas.

A Fisioterapia foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-Lei nº 938/1969 e pelo Lei Federal nº 6.316 em 1975.
Fonte: CREFITO

Recursos Terapêuticos

Os procedimentos da Fisioterapia contribuem para a prevenção, cura e recuperação da saúde. Para que o fisioterapeuta eleja os procedimentos que serão utilizados, ele terá de proceder à elaboração do diagnóstico Cinesiológico Funcional identificando a abrangência da disfunção, assim como acompanhar a reposta terapêutica aos procedimentos indicados pelo próprio profissional. Conheça os mais conhecidos recursos da Fisioterapia à sua disposição:

Cinesioterapia - Terapia por movimentos. São procedimentos onde se usa o movimento dos músculos, articulações,ligamentos, tendões e estruturas aos sistemas nervoso central e periférico, que têm como objetivo recuperar a função dos mesmos.

Eletrotermofototerapia - Procedimento com aparelhos geradores de sinais elétricos, como o Ultra-som Terapêutico, o LASER, TENS, dentre outros. Facilita a recuperação de estruturas e funções comprometidas.

Mecanoterapia - Procedimento com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, repotencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos.

Recursos manipulativos - São abordagens terapêuticas visando a mobilização/manipulação de segmentos articulares, musculos, nervos e fáscias e trações segmentares e axiais. Os procedimentos manipulativos estimulam a dinâmica circulatória e a mobilidade dos tecidos e segmentos.

Hidroterapia - Procedimento feita no ambiente aquático.

Termoterapia - Procedimento com administração de modalidades biotérmicas.

Crioterapia - Emprego de gelo como procedimento terapêutico, geralmente em segmentos para tratamento de contusões e luxações.
Fonte: CREFITO

Áreas da Fisioterapia

Fisioterapia Dermato-Funcional - Parte da fisioterapia que trata as afecções estéticas. Utiliza procedimentos próprios para doenças dermatológicas com aplicação raio laser, infravermelho ou ultravioleta para evitar ou reduzir retrações musculares e acelerar os processos de cicatrização.

Ergonomia - Avaliar, prevenir e tratar moléstias causadas pelo exercício de funções exigidas no trabalho. Também conhecida como Ergonomia.

Geriatria e Gerontologia - Utiliza procedimentos próprios que visa estimular a musculatura, evitar o seu enrijecimento e treinar a coordenação motora de pessoas idosas.

Ginecologia e Obstetrícia - Utiliza procedimentos próprios que visa a conscientização corporal, eletroterapia, cinesioterapia e outros recursos, na
incontinência urinária e fecal, masculina e feminina, Vaginismo, Endometriose, Tensão pré-menstrual, Dismenorréia, Dor Pélvica Crônica entre outros. A atuação fisioterapêutica é muito importante no período gestacional, afim de tratar as alterações posturais e algias decorrentes da gestação, a minimização do edema estacional com auxílio da Drenagem Linfática manual, e ainda a preparação da gestante para o período pós-parto, com exercícios de fortalecimento de períneo e músculos abdominais. Todo o cuidado durante a gestação vai ajudar na recuperação
da puérpera.

Neurologia - Aréa da fisioterapia que reabilita pacientes com disturbios neurologicos que envolvam as funções motoras; por exemplo pacientes que sofreram um Acidente Vascular Encefalico (AVE). A fisioterapia neurologica ajudará os pacientes a recuperarem sua funções, como a coordenação motora

Ortopedia e Traumatologia - Usar a eletroterapia, termoterapia, hidroterapia para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as
dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e luxações.

Fisioterapia Respiratória - Utiliza técnicas e manobras que visam melhorar a dinâmica respiratória e a distribuição do ar inalado no pulmão, remover secreções brônquicas, obtendo assim uma melhor função respiratória. Além das técnicas manuais, existem diversos equipamentos que auxiliam na obtenção destes resultados.

Reeducação postural - Tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Também conhecido como RPG.

Reumatologia - Melhorar os movimentos de pacientes com problemas nas articulações, deformações, artrite e reumatismos.

Disfunção da ATM - Atua principalmente na Saúde Bucal em conjunto com a Odontologia, tratando de disfunções da ATM (articulação temporomandibular).

Fisioterapia Pediátrica - Especialidade que utiliza de métodos e técnicas próprias para o tratamento de enfermidades neurológicas e cardiorespiratórias de crianças. Dentre elas podemos citar o baby bobath, o aumento do fluxo expiratório - AFE, a expiração lenta e prolongada - ElPr, a desobstrução rinofaríngea retrógrada, a glossopulssão retrógrada, o posicionamento no leito e o reequilíbrio tóraco - abdominal - RTA.

Fisioterapia Desportiva - Atua diretamente nas atividades esportivas, na preparação, prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de atletas em clubes, times, academias, etc.
Fonte: CREFITO